Um recente relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) apresentou dados alarmantes sobre o estado do clima global. De acordo com as análises preliminares, o ano de 2023 registrou níveis de calor sem precedentes desde o início dos registros, consolidando-se como o mais quente dos 174 anos já documentados.
Veja mais notícias sobre sociedade
Os resultados do relatório da agência da ONU, sediada em Genebra, destacam uma série de recordes relacionados aos níveis de gases de efeito estufa, temperaturas da superfície, aumento do nível do mar e derretimento das geleiras. Durante a apresentação do relatório, Omar Baddour, encarregado de monitoramento do clima da OMM, expressou preocupação, sugerindo que há uma alta probabilidade de 2024 superar os registros estabelecidos em 2023.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, reagiu às descobertas do relatório alertando que o planeta “está à beira do abismo”. A temperatura média global próxima à superfície em 2023 foi estimada em 1,45°C acima do nível de referência da era pré-industrial, de acordo com as conclusões da OMM.
Siga-nos no instagram