54% dos jovens portugueses entre os 18 e os 34 anos a residir no seu país admite a possibilidade de trabalhar fora de Portugal. Os que ponderam emigrar são sobretudo aqueles com menos de 25 anos e os que concluíram o Ensino Secundário ou Superior. A informação baseada na sondagem da empresa “Aximage” dá conta que, embora a maioria considere que o país é “bom para viver” e acredite usufruir de melhores condições de vida do que a geração dos pais, os potenciais emigrantes estão preocupados com a instabilidade financeira, a habitação e a precariedade no emprego.
Veja mais notícias Internacional
Segundo a sondagem, os jovens com desejo de abandonar Portugal gostariam de trabalhar em algum outro país europeu, tendo preferência por Espanha, Reino Unido, França e pelos países nórdicos. Contrariamente, os mais velhos e os com habilitações até ao 9.º ano preferem continuar no seu país.
Refira-se que esta intenção é transversal aos eleitores de todos os partidos políticos que têm a “questão financeira” no centro das suas preocupações, seja por via dos “baixos salários, da precarização do trabalho ou da falta de habitação”.
Siga-nos no instagram