O antigo vice-presidente da Assembleia Nacional do Malawi, Clement Chiwaya, de 50 anos, cometeu suicídio nesta quinta-feira, 30 de setembro, dentro das instalações da instituição, aonde tinha ido para uma reunião parlamentar. Até então a causa da sua atitude não foi ainda oficialmente revelada.
Segundo contou uma fonte do Parlamento ao jornal AFP, o antigo dirigente deu um tiro na sua própria cabeça dentro do escritório da Secretária do Parlamento, Fiona Kalembera. Visto que andava numa cadeira de rodas há vários anos, supõe-se que tenha usado a mesma para levar secretamente uma arma para o prédio altamente seguro.
«O Parlamento lamenta informar o público de que o ex-vice presidente se suicidou no edifício. Por se tratar de uma pessoa com deficiência, os alertas do scanner (de segurança) foram analisados como vindos da cadeira de rodas», lê-se num comunicado.
Clement Chiwaya foi vice-presidente do Parlamento do Malawi durante cinco anos, tendo terminado o seu mandato em 2019, mas, antes, ele já era membro do Parlamento desde 2004.