A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 12 de agosto, pelo Diretor-Geral do Josina Machel, Dr. Carlos Zeca, que falava durante uma entrevista concedida à Rádio Luanda. O responsável disse terem existido fármacos fora do prazo de validade antes mesmo da sua gestão e assegurou ser um problema deixado pela Direção cessante do Maria Pia.
O Diretor fez saber que, apesar de ser um problema fora da sua gestão, esses fármacos não foram administrados a nenhum paciente dentro da mesma unidade hospitalar e assegurou que todos se podem dirigir ao hospital sem qualquer receio.
« Esses fármacos não foram administrados a nenhum paciente. Estes fármacos estão alocados num lugar apropriado, fechado, e sob controlo dos órgãos que na altura começaram a fazer o trabalho de investigação(…).
sublinhou Carlos Zeca.
Desde já, exortar a todos os pacientes, acompanhantes, familiares, e etc, que todo o paciente que entra no hospital Josina Machel, tanto para consulta, urgência, para emergência como para o seu internamento, terão medicamento ideal para o seu consumo. Nós exortamos que não há medicamentos caducados, não há medicamentos falsos, para administrar aos pacientes que venham à nossa unidade(…)»