Hoje, 26 de junho, é assinalado o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, uma efeméride instituída em 1987 pela Organização das Nações Unidas.
Veja mais notícias sobre sociedade
De acordo com uma entrevista do jornal de Angola a Florentino Coelho da Remar, um centro cristão de ajuda e reabilitação de toxicodependentes, a droga mais usada pelos jovens que procuram a Remar para uma reabilitação é a liamba, mas o “crack” é a que mais destrói famílias na província de Luanda.
«O crack é uma droga que vicia rapidamente», explica Florentino Coelho, acentuando que o usuário de “crack” fica agitado, eufórico e com alucinações.
Depois de um ano de tratamento, a maioria dos doentes internados abraça a causa da Remar, revela Florentino Coelho, que é um antigo usuário de drogas recuperado pela Remar.
Desde o início da sua atividade em 1997, a Remar, na província de Luanda, dispõe, atualmente, de cinco centros, sendo uma casa de apoio a adolescentes em situação de vulnerabilidade social, uma casa para homens, uma casa para mulheres, uma escola e um infantário para crianças de até cinco anos, todos localizados no município de Viana. A organização não governamental já conseguiu reabilitar e reinserir na sociedade mais de cinco mil pessoas que estavam no mundo das drogas.
Siga-nos no instagram