O Conselho da República, órgão colegial e consultivo do Presidente da República, aprovou hoje, 22 de dezembro, a proposta de alteração da Divisão Política e Administrativa (DPA) do país para incluir 20 províncias e 325 municípios.
Veja mais notícias sobre sociedade
Nesse sentido, a província do Moxico será dividida em duas, criando a província do Moxico, com sede em Luena, e a província do Cassai-Zambeze, com sede em Kazombo. O Cuando Cubango também será subdividido em Cuando, com sede em Mavinga, e Cubango com sede em Menongue. Essas novas províncias se somam às 18 já existentes, totalizando 20 províncias.
Segundo Rosa Cruz e Silva, porta-voz do órgão, o Conselho da República de Angola também apoiou a proposta de elevar comunas e distritos urbanos à categoria de municípios em todo o país, totalizando 161 novos municípios, que se juntam aos atuais 164.
As alterações, previstas para 2025, estão sujeitas à apreciação da Assembleia Nacional.
O Conselho da República é composto pela vice-Presidente da República, presidente da Assembleia Nacional, Procurador-geral da República, líderes de partidos com assento no parlamento, membros do Governo e outras personalidades convidadas por João Lourenço.
Siga-nos no instagram