As declarações foram feitas por Neto Júnior, administrador da TPA.
Neto Júnior, que falava à saída do encontro realizado no Ministério da Comunicação Social entre a Televisão Pública de Angola, a TV Zimbo e o partido UNITA, quando questionado do porquê de a TPA não ter feito cobertura do regresso do ex-presidente da república, José Eduardo Santos, após ter estado fora de Angola durante 2 anos, o administrador explicou:
«Não era um critério editorial, eu acho que todos vocês aqui são jornalistas e sabem que há um conjunto de regras que definem uma pauta editorial e esse conjunto de regras deve ser obedecido pelos jornalistas, é preciso também que as pessoas atentem que a TPA tem uma direção de informação e a direção de informação é legítima e tem autonomia para definir a sua pauta editorial», começou por explicar.
«Já imaginou se o telejornal da TPA fosse feito segundo os critérios apontados por toda a gente e dissessem que é isso ou aquilo que tem que ser feito(…)», rebateu Neto Júnior.
Neto Júnior desafiou ainda os jornalistas presentes que apontassem uma notícia que foi emitida no Telejornal no dia da chegada de JES, que deveria ser substituída pela notícia da chegada do ex-presidente.
«Indiquem uma única notícia que não tenha sido notícia que poderia ter sido substituída por outra essa notícia(…)Nós temos uma direção de informação, que toma as decisões», disse.
Os jornalistas presentes justificaram que a chegada de José Eduardo dos Santos era uma matéria relevante, ao que Neto Júnior disse que foi de acordo com o critério do jornalista que o entrevistava.
«Se o senhor quer, que se respeite o seu critério, por que é que não respeita o critério da TPA», concluiu.