De acordo com os especialistas em matéria ambiental, as praias de Cabo Ledo e Sangano, ambas localizadas a Sul de Luanda, são as melhores do país, devido à distância dos aglomerados populacionais, sendo que nestas zonas não há focos de lixo, como se registam nas outras mais movimentadas, por estarem próximas das grandes cidades.
Em declarações ao jornal Expansão, o ambientalista Vladimir Russo afirmou que, apesar de não haver uma classificação das praias em Angola, as mencionadas acima são tidas como as melhores, por estarem numa região longe das infraestruturas industriais e aglomerados populacionais. Vladimir Russo deu ainda o exemplo das praias europeias, explicando que são classificadas pela qualidade da água e, depois, são aplicadas bandeiras azuis, que as certifica como as melhores.
Por outro lado, Ramiro Barreira, operador turístico e presidente da Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHRA), afirmou que o Ministério da Cultura Turismo e Ambiente (MCTA) deveria criar um programa específico para a proteção das praias, para evitar que sejam levantadas habitações nas zonas balneares como acontece no Mussulo e na ilha do Cabo.