Grupos de ativistas angolanos apelaram à Associação de Futebol Argentino (AFA) e a Lionel Messi para que cancelem o jogo amistoso previsto para novembro, em Luanda, no âmbito das celebrações dos 50 anos da independência de Angola. O pedido surge após a morte de 30 pessoas durante os recentes protestos no país.
Veja mais notícias sobre Desporto
A carta aberta, assinada pela Comissão Episcopal de Justiça e Paz e Integridade da Criação da CEAST, Pro Bono Angola, Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) e Friends of Angola (FoA), sublinha que o apelo “não se opõe ao desporto nem à amizade entre povos”, mas representa “um grito de consciência diante da dolorosa realidade vivida por milhões de angolanos — realidade que contrasta com a ostentação e os gastos milionários na organização do evento”.
O caso ultrapassou fronteiras e já é notícia na imprensa portuguesa, brasileira, espanhola e argentina, com jornais como La República, Diario Uno, Marca, Globo, UOL, Expresso, a darem destaque ao movimento que pede a anulação do jogo.
Siga-nos no instagram