O Presidente brasileiro, Lula da Silva, assinou na terça-feira, 21 de novembro, o Decreto de Valorização e Fomento à Cultura Hip-hop, juntamente com o Projeto de Lei (PL) que prevê a criação do “Dia Nacional do Hip-hop”, a ser celebrado a 11 de agosto. A medida foi assinada por ocasião do “Dia Nacional da Consciência Negra”, comemorado no Brasil a 20 de novembro.
Veja mais notícias Internacional
As iniciativas foram desenvolvidas em colaboração entre o Ministério da Cultura (MINC), a sociedade civil e a Construção Nacional da Cultura Hip-hop. O documento estabelece a valorização, incentivo, apoio e visibilidade à criação, intercâmbio, produção e difusão das obras artísticas e culturais do hip-hop, incluindo seus elementos como DJ’s, beats, Mestres de Cerimónias (MC), graffiti, conhecimento, estilo de vestir, gírias, rap e freestyle.
Conforme o decreto, é necessário promover as condições para a realização de cyphers, batalhas de freestyle ou rap, rodas culturais, entre outros espetáculos e expressões culturais. Além disso, o objetivo é estimular o empreendedorismo e a geração de renda a partir das atividades relacionadas à cultura hip-hop, incentivando o desenvolvimento orgânico em espaços públicos e privados.
Siga-nos no instagram