O Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Cláudio Lopes, que está em visita de trabalho de dois dias à província de Cabinda, garantiu na última segunda-feira, 17 de julho, que Angola é um país onde não existem índices comprovados de tráfico de seres humanos, tendo reiterado que os rumores de possíveis casos de raptos de pessoas que têm surgido nos últimos dias no país e que deixa a população bastante preocupada, “são apenas rumores e os dados oficiais não são esses”.
Veja mais notícias sobre sociedade
Marcy Lopes acrescentou ainda que os rumores têm de ser fundamentados e provados, pois existe mobilidade de pessoas e muitas vezes essa migração é feita com desconhecimento dos familiares e, sobretudo, de crianças que passam por processos migratórios e em alguns casos por desentendimento entre os progenitores.
«Todos os casos que vamos registando de eventual movimentação de pessoas é que podem ser considerados de tráficos humanos por alguns. Nós estamos bem alinhados com as forças de defesa e segurança e com a Procuradoria Geral da República (PGR), para garantir que estas situações não ocorram e se ocorrerem os seus autores sejam devidamente sancionados nos termos que a Lei estabelece», disse o governante.
Siga-nos no instagram