A informação foi avançada nesta terça-feira, 5 de outubro, à margem da cerimónia de abertura do I Fórum Urbano da Espanha pelo Chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, tendo dito que o Governo vai conceder 250 euros (cerca de 173 mil kzs) por mês para ajudar os jovens a saírem de casa e permitir a sua emancipação.
Pedro Sánchez fez saber que a medida pretende uma recuperação, não só económica, mas também “justa”, referindo-se à precariedade a que estas camadas jovens estão mais sujeitas. A mesma, num total de cerca de 200 milhões de euros, beneficiará entre 40 a 50 mil estudantes e sublinhou que o Governo pretende que a idade da emancipação em Espanha atinja a média europeia, que é de 26 anos.
Vale realçar que, para usufruir deste apoio, os jovens deverão ter entre os 18 e os 35 anos e ganhar menos de 23.725 euros anualmente. No entanto, alguns pormenores do apoio não estão ainda totalmente esclarecidos, nomeadamente, se um casal poderá pedir dois apoios. A ajuda pode ser recebida durante um período de dois anos. No caso das famílias mais vulneráveis, o voucher poderá ajudar ainda diretamente no aluguer até 40% do valor.