O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou nesta Terça-feira, 30 de Maio, sobre como os quatro empréstimos garantidos do Gana pela China colocam o Governo daquele país africano em risco de perder as receitas das vendas futuras de energia bem como uma parte dos ganhos dos seus recursos minerais.
Veja mais notícias Internacional
« Dívida garantida é aquela que é garantida por alguma propriedade do devedor. Caso este não faça o pagamento, tal propriedade será tomada pelo credor para o cumprimento da obrigação pendente», afirmou o FMI.
Importa referir que o país da África Ocidental tem dívida externa de mais de 30 biliões de dólares e pelo menos oito empréstimos chineses garantidos com uma variedade de minerais que serviriam como garantia contra a falência. O Gana devia à China, 1,9 bilião de dólares até ao final de 2022, dos quais 619 milhões na forma de empréstimos garantidos.
Com esse acordo de empréstimo, a China pode pegar o petróleo, o cacau ou até mesmo os ganhos de vendas de electricidade para pagar a dívida, caso o Gana não cumpra com as suas obrigações financeiras.
Siga-nos no instagram