Segundo uma reportagem feita neste sábado, 18 de setembro, pela Rádio Nacional, existe um bairro denominado “Aldeia das mulheres solteiras” ou de Kateque, fundada em 1940 pelo ancião João Masseca, na localidade Soba Matias, que fica a 45 km de Menongue, província do Cuando Cubango, onde, supostamente, todos os homens acabaram por falecer.
De acordo com a mesma matéria, o bairro em referência é habitado por cerca de 29 mulheres jovens e idosas, que cuidam de todo o trabalho doméstico e social, desde a pesca, cultivos, construção das suas residências e outras atividades.
Reza a história que o bairro surgiu quando três irmãos tomaram como esposas, também, três irmãs, que passaram a viver na aldeia de Kateque( sobrenome da família dos maridos) e, anos depois de terem gerado filhos, os três irmãos faleceram vítimas de uma doença misteriosa, deixando-as viúvas. Desde então, as mulheres, juntamente com as filhas, decidiram viver sozinhas, segundo contou uma das viúvas.
No referido bairro as mulheres estão abertas a relacionamentos, mas exigem que os homens se mudem para o bairro, só que depois de ouvirem as condições, os mesmos fogem depois de já terem deixado filhos.