O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, alertou o seu homólogo chinês, Wang Yi, sobre as “implicações e consequências” para a China, caso seja confirmado “apoio material” à Rússia na guerra com a Ucrânia, e admitiu que os Estados Unidos estão preocupados desde o primeiro dia (da invasão na Ucrânia) com essa possibilidade.
Veja mais notícias Internacional
«Sabemos que eles já forneceram apoio não-letal à Rússia para uso na Ucrânia. A preocupação que temos agora baseia-se em informação que nos chegou de que eles estão a considerar fornecer apoio letal e já tornámos bem claro que tal apoio resultaria num sério problema para nós e para a nossa relação» declarou e, quando questionado sobre que tipo de “apoio letal” se trata, Blinken não quis ser específico: «Há toda uma gama de coisas que se encaixam nessa categoria, desde munições a armas».
Refira-se que no último sábado, 18 de fevereiro, à margem desta conferência, decorreu um raro encontro à porta fechada entre Blinken e o recém-designado chefe da diplomacia de Pequim, Wang Yi.
Siga-nos no instagram