A um mês da estreia da seleção nacional de Angola no Campeonato Africano das Nações (CAN), que começa em 13 de janeiro de 2024, na Costa do Marfim, o dinheiro para sustentar a campanha dos Palancas Negras ainda não foi disponibilizado. A inquietação quanto à falta de financiamento para a seleção nacional foi expressa pelos representantes na Assembleia Nacional.
Veja mais notícias sobre Desporto
A ex-jogadora de andebol e deputada do MPLA, Odeth Tavares, lamentou que os Palancas Negras ainda não tenham iniciado os trabalhos, ao contrário de outras seleções africanas. Citada pela RNA, afirmou: “Se até agora não há valor, não sabemos em que ponto está com o Ministério da Juventude e Desportos, porque é o Ministério que disponibiliza as verbas para as federações. O desporto é dia-a-dia, os atletas têm de treinar, os atletas têm de fazer uma boa preparação.”
O deputado Olívio Nkilumbu, do Grupo Parlamentar da UNITA, considerou a situação grave, destacando que no Orçamento Geral do Estado (OGE) existe uma verba destinada a apoiar em competições como estas. “É grave porque a alta competição exige preparação a alto nível, o rendimento das equipas depende em grande medida da capacidade financeira dos Estados”, frisou.
Siga-nos no instagram