«Angola pode ser uma delas, caso consiga a qualificação.»
O Conselho da FIFA aprovou recentemente por unanimidade a emenda ao formato da fase de grupos do Mundial de 2026, dando mais lugares aos países africanos, que até aqui só tinham direito a cinco vagas.
Veja mais notícias sobre Desporto
Com este novo formato, dos 48 países que vão disputar o Mundial de Futebol em 2026, dez serão africanos, enquanto a Europa terá 16 representantes, a Ásia terá nove vagas; a CONCACAF, que cobre a América do Norte, América Central e Caribe, terá oito lugares; ao passo que a América do Sul fica com sete lugares disponíveis.
Segundo um documento consultado pela DW África, a Confederação Africana de Futebol (CAF), órgão que gere o futebol no continente africano, terá nove vagas directas, mais uma que será definida no play-off. Ao todo, 10 países africanos estarão presentes no Mundial já em 2026, o que aumenta a esperança de Angola voltar a competir mais uma vez na maior festa do futebol, que será realizada no Canadá, México e Estados Unidos de América (EUA), isto, caso consiga garantir a qualificação.
Siga-nos no instagram