Cabo Verde é o país mais livre de África e mantém-se na lista dos países mais livres do mundo, fez saber o Relatório da Freedom House, que coloca Angola entre os países menos livres do continente. De acordo com os dados divulgados por esta Organização Não Governamental (ONG), Cabo Verde teve a pontuação média de 92/100, mantendo o número alcançado no ano passado, ao passo que Angola teve a média de 30/100, menos um ponto do que no ano anterior.
Veja mais notícias Internacional
«Uma democracia estável, com eleições competitivas e transferências periódicas de poder entre partidos rivais. As liberdades civis são geralmente protegidas», lê-se na descrição que o relatório apresenta sobre Cabo Verde.
Já sobre Angola o relatório diz:
«Tem sido liderada pelo mesmo partido desde a independência e as autoridades têm sistematicamente reprimido a dissidência política (…) a corrupção, violações das regras processuais e abusos pelas forças de segurança continuam a ser comuns».
Vale destacar que no ranking dos países lusófonos africanos, depois de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, surgem Moçambique e Guiné-Bissau, ambos com 43 pontos, acima de Angola, que está em penúltimo lugar, seguida da Guiné Equatorial, que ficou em último com a pontuação média de 5/100.
Siga-nos no instagram