Nuno dos Santos, jogador de futsal que milita na Coprat, foi afastado da seleção angolana, que ruma à Lituânia, onde vai disputar o Mundial. O afastamento deve-se a um atraso na renovação do seu passaporte. Para além deste, outros atletas estavam na mesma condição, mas a situação deles já foi regularizada.
De acordo com analistas desportivos, os responsáveis (Federação e MIJUD) tiveram tempo suficiente para resolverem a situação, até porque não é um bicho de 7 cabeças tratar um passaporte para pessoas em missão desportiva onde o País é representado.
Em reação ao sucedido, o vice-presidente da Federação Angolana de Futsal (FAFUSA), Abreu Neto, disse em entrevista ao programa “Prolongamento”, da TV Zimbo, que a responsabilidade e a culpa da não renovação do passaporte de Nuno dos Santos cabe totalmente ao Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) e acusou ainda o Ministério de agir de má fé com muitos atletas.
«Primeiro é preciso sabermos que o passaporte normal é responsabilidade individual, não é responsabilidade da instituição, apesar de nós termos ajudado. Nós atempadamente não prevíamos viajar com passaportes normais, visto que é uma saída oficial de uma seleção ao mundial, nós pretendíamos sair com passaportes de serviço e atempadamente, mas, atempadamente mesmo, nós notificamos o Ministério da Juventude e Desportos, no sentido de autorizar-nos para que a imigração pudesse passar os passaportes de serviço, só que fomos infelizes nesse sentido», disse.
« E nesse aspecto não vou poupar mesmo o Ministério, porque não houve boa fé do Ministério nesse sentido, porque até à data, nós não tivemos nenhum respaldo de todos os documentos que nós remetemos no Ministério para tratar os passaportes de serviço. Inclusive, eles pediram-nos para retificar três vezes os nossos pedidos, nós retificamos, mas não tivemos nenhum respaldo, é claro que a partir de certa altura tivemos que optar para o plano B, porque se ficássemos à espera se calhar hoje estariam mais atletas em risco», concluiu o dirigente.
Deste modo, o atleta Nuno dos Santos, sub-capitão do conjunto Nacional que treinou bastante para o compromisso, fica afastado do Mundial de futsal, que será disputado já no próximo mês, setembro, na Lituânia.