A informação foi avançada pela Direção do FB à imprensa norte-americana, em sites como CNN e The Verge, confirmando que aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e outras redes sociais, incluindo o FB, o Twitter e Instagram, foram bloqueados na Zâmbia na quinta-feira, 12 de agosto, durante as eleições presidenciais naquele país.
De acordo com o jornal local Lusaka Times, o Governo vinha admitindo nos dias anteriores ao pleito que poderia bloquear as redes sociais e os apps de mensagens se os cidadãos «falhassem em utilizar corretamente o ciberespaço durante as eleições». No Twitter e no FB os zambianos disseram que estavam a usar redes privadas virtuais para contornar as restrições à internet.
Vale realçar que, apesar disso, não há posição oficial sobre o bloqueio digital, mas acredita-se que a queda seja para impedir compartilhamento de informações e notícias, incluindo fake news, no dia em que a população foi às urnas, mas até ontem sexta-feira, 13 de agosto, ainda se mantinham bloqueadas. Os resultados oficiais das eleições serão anunciados no domingo.