A ONG brasileira Kids Salvation realiza de 21 a 25 de Setembro, pela 5ª vez em Angola, uma campanha de consultas e cirurgias reconstrutivas gratuitas na província da Huíla.
Com um investimento de 17 milhões Kz, apoiado por empresas brasileiras e pela seguradora Viva Seguros, a missão atendeu até ao momento mais de 100 crianças com sequelas de queimaduras, tumores faciais, problemas odontológicos e casos complexos de buco-maxilo-facial.







A equipa foi composta por 8 médicos brasileiros, 2 enfermeiras e profissionais angolanos do Hospital Central do Lubango, que também receberam treinamento especializado para garantir a continuidade dos cuidados.
“Esta é a 5ª vez em Angola e toda vez que voltamos fazemos o acompanhamento dos pacientes que nós já operamos. E também temos um grupo de médicos brasileiros e angolanos, sendo estes últimos que fazem o acompanhamento desses pacientes e mandam o relatório para a equipa brasileira, para acompanhar a distância”, explicou.
Já o director de Saúde da VIVA Seguros, Tiago Pereira, falou da inclusão da seguradora no projecto . “Esta parceria traduz, na prática, o nosso compromisso social com as famílias angolanas, em particular, com as crianças em situação de vulnerabilidade. Reafirmamos, assim, que a Viva Seguros continuará a investir em iniciativas que promovem saúde, inclusão e bem-estar, porque acreditamos que um futuro mais seguro começa na protecção da vida das nossas crianças”.
Importa realçar que, além das cirurgias, houve consultas na aldeia de Tchingui (Palanca), distribuição de kits de higiene dentária e ações de educação em saúde.


