A cimeira do grupo de países de economias emergentes formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), marcada para o mês de Agosto, não vai contar com a presença do presidente russo Vladimir Putin, que será representado pelo Ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov. A informação avançada pelo Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, dá conta que a decisão foi tomada por “acordo mútuo” depois de meses de polémica sobre o mandato de captura internacional contra o líder russo.
Veja mais notícias Internacional
“Por acordo mútuo, o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, não participará na cimeira, mas o país será representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov”, declarou a presidência sul-africana em comunicado.
Vale referir que a África do Sul enfrentou um dilema já que, enquanto membro do Tribunal Penal Internacional, teria de prender Vladimir Putin por alegados crimes de guerra contra a Ucrânia, sendo que a Rússia já havia deixado claro que prender “o presidente seria uma declaração de guerra”.
Siga-nos no instagram